segunda-feira, 23 de março de 2009

A Dalia


texto de Elizabeth Murray
Ela veio do México e era bem conhecida pelos Astecas. Dos anais mexicanos concluímos que os Astecas utilizaram dalias como tratamento para epilepsia. A dalia demorou a chegar à Europa. Eles olharam a dalia como uma possível fonte de alimento porque uma doença no início dos anos 1840 tinha destruído as culturas de batata francesa. No entanto, após degustação da dalia, desistiram dessa idéia e decidiram apenas cultiva-la pela sua beleza. Especialistas modernos voltaram-se para a dalia por razões médicas. Antes da insulina diabéticos foram frequentemente tratados por uma substância chamada amido Atlantic feitas a partir dos tuberculos da dalia.
Há também uma doce história desde o século XVIII, relativa amor e dalias. Sir Godfrey Webster estava vivendo em Florença com sua esposa quando o jovem Lord Holland chegou à cidade. Lady Webster se separou de Lord Holland e em 1796 o seu primeiro filho nasceu. Um ano mais tarde velho Sir Godfrey divorciado da esposa e ela de Lord Holland, puderam se casar. O amor entre o rapaz de vinte e da garota de vinte e três culminou em um longo e feliz casamento. E depois de terem vivido juntos cerca de vinte anos, ele escreveu para ela um poema.
A Dahlia lhe trouxe à nossa ilha
Seus louvores para sempre deve falar:
Jardins tão doces como o seu sorriso,
E brilhante como sua bochecha.
(tradução iperis literis)

A Dalia é a flor oficial de San Francisco, California.

4 comentários:

  1. A beleza da natureza se faz presente em todas as situções, até mesmo na história do povos!
    Max Costa

    ResponderExcluir
  2. interessante - os astecas eram burros por um lado e inteligentes por outro...como todos os povos...prefiro margaridas...

    ResponderExcluir
  3. embora eu ja tenha feito regressão nao acredito em vidas passadas. caiu a ficha. - para muitas pessoas que ainda estão apegadas aos velhos habitos algumas mentiras fazem elas colocar a cabeça no lugar acreditando em fantasias. eu acredito na psicoterapia com muita medicaçao.
    vida é uma só. jamais se esteve aqui e jamais se voltará...vida pós mortem - ninguém nunca voltou e o que existe é uma especie de charlatinismo positivo por parte de algumas pessoas.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Para estragar a beleza de uma flor, não precisamos acreditar em nada...precisamos sim, acreditar no nada!!!

    ResponderExcluir

Não estamos aceitando comentários anônimos

Seguidores

Faça parte deste jardim