domingo, 22 de março de 2009

Por que as pessoas gritam


Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos: Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas? - Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles. Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? Questionou novamente o pensador. Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo. E o mestre volta a perguntar: - Então não é possível falar-lhe em voz baixa? Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu: Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecida? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas. Por fim, o pensador conclui, dizendo: "Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.
Mahatma Gandhi

4 comentários:

  1. gandhi era fodão mas nao adiantou. um homem do seu povo Bum...e la se foi um grande lider...curto algumas coisas que o cara disse, era uma batia cabeça...mas os gritos...penso que queremos vencer o invencivel ou impor-nos na marra esquecendo que nao adianta porra nenhuma gritar.Tenho certeza que a coisa é por ai...sei que tenho muito aprender mas hoje eu acho gandhi muito soft com o que o mundo se tornou. abraços.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, palavras sábias. E é isso, a raiva faz as pessaos afastarem, não apena mutuamente, mas tabém de Deus. E quanto mais afastadas, masi dificuldades, porque a discórida gera muitos sentimentos negativos.

    Precisamos ser sábios, ao discutirmos. Quando isso acontecer, porque é inevitável, "não deixemos que nossos corações se afastem, não digamos palavras que possam distanciar ainda mais os corações, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta". Mahatma Gandhi

    Desculpe eu copiar, mas é lindo demais,

    Lena

    ResponderExcluir
  3. Profundo, senti isso agora mesmo.
    Que dor de alma! Para que gritar?

    ResponderExcluir
  4. Grito não e desespero? pra que gritar so pra ser ouvido ?

    ResponderExcluir

Não estamos aceitando comentários anônimos

Seguidores

Faça parte deste jardim