quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Que tal hoje não se levar muito a sério?


Que tal hoje não se levar muito a sério?

Você mesmo vá até a frente do espelho e prometa a si próprio que não vai se levar muito a sério neste dia... Muitas das nossas atribulações se devem ao fato de que nos levamos demasiadamente a sério.

É claro que precisamos nos levar a sério. Um dos ingredientes mais importantes de uma vida feliz e equilibrada é a auto-estima, é você gostar de si mesmo, se amar e se respeitar. Mas se você começar a achar que é o centro do mundo e que tudo tem que girar em torno de você, as coisas vão ficar difíceis para o seu lado. Portanto, não exagere.

Já que estamos tratando de seriedade, talvez fosse bom prometer também que nesse dia você não vai levar os outros muito a sério. Por quê? Ora, se você já prometeu não se levar a sério demasiadamente, é claro por que não pode estender isso também aos seus semelhantes? Não quer dizer que você deixe de respeitar os outros. O erro está em dar uma importância exagerada à opinião alheia, deixando que isso interfira na nossa vida, a ponto de nos bloquear e nos limitar naquilo que fazemos. Portanto, novamente, não exagere.

Para completar essa revolução, e já que nesse dia você já resolveu que não vai levar demasiadamente a sério os outros e até a si mesmo, aproveite então para não levar nada demasiadamente a sério. Ora, é preciso levar a vida a sério. É preciso ter responsabilidade, mas também é necessário ter sempre em mente que as coisas passam...

Tudo está sempre mudando, sempre se modificando, sejam emoções, sentimentos, conhecimentos, situações, relacionamentos...
Então levar as coisas a sério, como se elas fossem eternas e imutáveis, é uma fonte de problemas. Por isso, novamente, não exagere. O segredo está exatamente aí!

Aliviado agora da carga de uma excessiva seriedade que, no final das contas, é apenas uma fonte de ansiedade e estresse, você está sorridente e leve como uma criança; e é exatamente assim que deve sair para o mundo. Como uma criança. Alegre, disposto, com os olhos de descoberta.

Experimente olhar o mundo hoje como se ele tivesse sido inventado agora! Divirta-se!

(Clotilde Tavares)

7 comentários:

  1. Olá Rose!

    Maravilhoso esse texto da Clotilde. Acredito que a seriedade demais leva o indivíduo ao extremo. É mais um problema psicológico. Todos deveriam levar a vida com simplicidade, humildade e amor. Sem esses três últimos, não há como ser feliz.

    Parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Rose minha querida amiga adorei o "PRISMA" desse texto, sim quando damos demasiado ênfase a tudo que nos rodeia sobregarregamos, e o fardo se torna pesado!
    Parabéns um bom texto para nos auxiliar e ensinar não levar tudo a sério.. hehehe
    Amiga paz para ti e para sua linda princezinha...
    O mesmo de sempre carinho fraternal.
    E muito obrigado pelas considerações de amizade afetuosas!
    Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose,

    Existem horas que precisamos relaxar, dar um tempo, senão o mundo fica duro demais.

    ResponderExcluir
  4. Rose... é importante rir de nós mesmos e dos problemas que o mundo nos trás.... gosto de rir das minhas desgraças e fazer delas algo de bom!
    Acho que é assim que não levo as coisas mais a sério do qeu o necessário!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. São àquelas horas em que a gente diz: pare o mundo que eu quero descer!

    Ai, é descer e contempla-lo, né?

    ResponderExcluir
  6. É mesmo muita gente tem muitos problemas por se levar muito a sério como eu mesmo. Mas é isso que você falou ai no artigo, quando você acha que tem que ser o centro das atenções e que se preocupa as vezes mais com a opinião dos outros do que a sua própria faz influenciar muito nos seus dias e na sua vida. É difícil não se levar a sério, mas depois que você verá que sua vida melhorará.
    Parabéns pelo artigo e pelo seu blog
    Roberto


    CoNectInfo

    ResponderExcluir
  7. Olá Rose,

    Decidi que também devemos contar histórias para outros rirem... então nesta última sexta feira, postei no dihitt história para nós rirmos...

    É isto, não se deve levar tudo (sempre) a sério..

    Abraço

    ResponderExcluir

Não estamos aceitando comentários anônimos

Seguidores

Faça parte deste jardim